2015: 3 livros essenciais para gestores

Gestão Positiva

13/01/2015
 

A partir das seleções de melhores do ano de editoriais como  Forbes, Time , Inc. e Strategy+Business, listamos os livros de negócios mais recomendados.

O Capital no Século XXI - Thomas Piketty

piketty

Esse aparece em todas as listas! Apesar de ser um livro recente, já é considerado uma leitura essencial para entender a economia dos dia de hoje, deve ser por isso que 50 mil exemplares foram vendidos em menos de 10 dias de seu lançamento no Brasil.

O livro é um estudo sobre a concentração de riqueza e a evolução da desigualdade, resultado de 15 anos de pesquisas e rastreamento da concentração de renda em um passado distante dos principais países da Europa e dos EUA. Para Paul Krugman, do New York Times, em matéria traduzida pela Folha de São Paulo online, “O Capital no século XXI” (nome que remete ao clássico “O Capital” de Karl Marx), “mudará a maneira pela qual pensamos sobre a sociedade e pela qual concebemos a economia.”

 

Os inovadores - Walter Isaacson

1252959-250x250

Esse livro é sobre os caras que inventaram o computador e a internet.

Com início no século XIX, com Charles Babbage e Ada Lovelace, passa por matemáticos como Claude Shannon e Alan Turing, visita empresas como os laboratórios de telefonia da Bell e das máquinas de calcular da Texas Instruments, para depois chegar até Bill Gates e Steve Jobs, passar pela web criada por Tim Berners-Lee e culminar na criação do Google por Sergey Brin e Larry Page.

Ao levantar a história de cada figura que contribuiu para essas descobertas, o autor percebe que foram criações coletivas e que centenas de pessoas fizeram parte da construção da nossa revolução digital. Por  séculos, dispositivos, lógicas de funcionamento, aparelhos e materiais foram criados mundo a fora e a união desses conhecimentos é o que trilhou a nossa chegada a este século digital.

Além de ser um mapa das inovações tecnológicas, “Os inovadores” é um livro inspirador que tem como centro as pessoas, os talentos e as ideais de quem fez a história de nosso mundo digital, para além de gestores que levam os créditos por isso. “Escrevi o livro para mostrar que inovadores costumam ter estilos e talentos diferentes (..) Há alguns traços em comum, como o questionamento das autoridades, a rebeldia e uma propensão nata a assumir mais riscos”, disse o autor por telefone à Folha.

 

O círculo - Dave Eggers

13554_gg

Um romance distópico, onde temas como memória, história, privacidade, democracia e os limites do conhecimento humano são debatidos com o leitor.

A história acontece no ambiente empresarial, ou melhor no Círculo, empresa de internet mais poderosa do mundo, que inclusive desenvolveu um sistema operacional universal e criou a identidade online única, assim não permite mais que identidades falsas sejam criadas na internet, em função da “transparência máxima”, valor defendido pela organização.

Em um futuro próximo, em que a narrativa se desenrola, essa é a “empresa dos sonhos” em que a personagem Mae Holland consegue um emprego na área de atendimento ao cliente. A jovem vê a oportunidade de crescer e imerge na modernidade proposta por seu trabalho, desde a arquitetura de escritórios convidativos até outras atrações que a distanciam de sua vida pessoal.

O livro permite uma reflexão sobre cultura organizacional, onde vai da empresa legal e moderninha até a falta de privacidade e um tipo de escravidão.
Compartilhe:

Comentários

[…] das seleções de melhores do ano de editoriais como  Forbes, Time , Inc. e Strategy+Business, o Blog Grupo Conjel listou alguns livros de negócios mais recomendados que estão entre os melhores de […]

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...
Redes Sociais
Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Grupo Conjel.

Contato

(47) 3261-4880

contato@grupoconjel.com.br

Rua 990 nº161, Centro
Balneário Camboriú - SC