Ainda se faz muita confusão em relação ao que é marketing e o que ele pode fazer por uma empresa. Muitas pessoas acreditam que é o mesmo que publicidade e mal sabem elas que essa é só a “hora do show”. O pai do marketing Phillip Kotler, o definiu como: "Um processo social e gerencial pelo qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
Para o publicitário e especialista em gestão empresarial e marketing, Leonardo Stuepp, marketing é uma forma de direcionar a administração da empresa. Mesmo que a organização não seja totalmente orientada ao marketing, em algum momento utilizará alguma parte do seu mix na sua atuação. E lembra também, que na tradução para português o termo significa “mercadologia”, o que logo se entende como estudo do mercado.
Qual é a diferença entre marketing e publicidade?
É preciso entender que a publicidade é um braço do marketing e compõe o seu mix, ou 4 P’s:
Produto /serviço - Estudo e definição do que será entregue a determinado mercado/grupo de pessoas.
Preço - Estudo e definição do posicionamento da empresa em relação ao que será cobrado pela aquisição do produto oferecido.
Praça - Estudo e definição da área de atuação da empresa e de seu público alvo.
Promoção - Estudo e definição das maneiras que serão utilizadas para promover o produto/serviço/empresa.
A publicidade é uma das formas de comunicação do produto/serviço e por isso faz parte da “promoção”. Enquanto marketing engloba todas as áreas da empresa, pois deve estar presente desde a definição do local de atuação e da formação do produto/serviço. É justamente por isso que muitas empresas mesmo tendo uma equipe de marketing estruturada, contratam ainda agências de publicidade.
E na pequena empresa, como se faz?
Para qualquer empresa, independente do porte, é muito importe que o gestor entenda efetivamente o que é marketing e como ele pode contribuir com a administração e os resultados. Só assim, é possível criar um ambiente favorável para que exista sinergia entre os setores e sucesso nas ações.
Para a área de vendas, por exemplo, o marketing busca servir como facilitador, pois seu objetivo é oferecer o produto correto ao público- alvo, com valor adequado e comunicação eficiente. Quando ações de marketing funcionam, ele se torna um grande gerador de demandas para a equipe do comercial.
Para quem quer estruturar o marketing na empresa, o especialista e consultor do Grupo Conjel Leonardo Stuepp deixa a dica: “O principal passo para o empreendedor é conseguir identificar claramente o que ele faz, o que entrega efetivamente e para quem. Investir algum tempo em mapeamento e planejamento com certeza trará benefícios futuros e maior assertividade nas ações.”
A rápida mudança na sociedade nos traz novos hábitos de comportamento e compra, nosso acesso à informação já mudou e nesse cenário somente quem investe no conhecimento do mercado, ou seja, no marketing, está preparado para ter estratégias de sucesso e continuar crescendo.
Deixe seu comentário