E se você puder escolher para onde vai o seu imposto?

Como se faz?

02/04/2015
 

Abril é o último mês para quem fazer sua declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Claro que você está preocupado em levantar a documentação e procurar seu contador para fazer da forma mais adequada. Mas e se você pudesse destinar um pouco do seu imposto para alguma entidade ou projeto cultural a sua escolha?

Sim e saiba que nem é tão burocrático assim. Em 2013, os procedimentos foram facilitados e você pode destinar até 3% do seu imposto para uma instituição a sua escolha, apenas preenchendo uma das telas do próprio programa gerador da Receita Federal na hora que você realiza a sua declaração. É bom salientar que isso só é valido para quem utiliza o Modelo Completo de IR e não apenas o simplificado.

 

Para onde vai a doação?


A doação incentivada só pode ser destinada as seguintes instituições: fundos municipais, estaduais, distritais e nacionais da criança e do adolescente, que se enquadram no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do idoso. Projetos aprovados pelos seguintes Ministérios:  Cultura e enquadrados na Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); Cultura ou Agência Nacional de Cinema (Ancine) e enquadrados na Lei de Incentivo à Atividade Audiovisual; Esporte e enquadrados na Lei de Incentivo ao Esporte; Saúde no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas) ou do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Ao fazer a sua declaração com o contador fale sobre sua decisão de doação, é importante que ao concluí-la você encaminhe a cópia da DARF gerada a entidade escolhida.


Entidade Amor pra Down pode receber doações


#55_amor-pra-down                                                        

A Associação Amor pra Down (AAPD) nasceu no ano 2000, no litoral norte de Santa Catarina, a partir da união de um grupo de pais que sentiram a necessidade de trocar experiências e promover ações de conscientização à sociedade sobre a síndrome de Down.

Desde 2008, a entidade presta serviços públicos essenciais para esse público com diversos especialistas que atendem em diferentes áreas como: pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social e neurologia.

São 118 associados entre 0 e 40 anos, que atendem as cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Piçarras, Porto Belo,  Itapema e Bombinhas.

Entre seus grandes objetivos está o desenvolvimento de programas de atenção, apoio e participação social integral de pessoas com síndrome de down em seus diversos contextos, desde a família, ao ensino regular e o mundo do trabalho. Bem como oferecer atendimentos especializados para a qualidade de vida e a ampliação de suas capacidades.

Além dos atendimentos clínicos a entidade desenvolve inúmeras ações como: Grupo de jovens e adultos, de bebês e de familiares; visitas as escolas acompanhando os associados matriculados no ensino regular; projetos de natação e inclusão cultural.

Em 2011, a entidade recebeu reconhecimento e apoio do Criança Esperança/Unesco a fim de fortalecer estas ações vinculadas a inclusão escolar e a capacitação dos educadores do ensino regular da região, que trabalhavam com pessoas com SD.

 

 

Conheça mais a entidade no site: http://www.amorpradown.org/

Foto: https://grupooficinadobem.wordpress.com
Compartilhe:

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...
Redes Sociais
Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Grupo Conjel.

Contato

(47) 3261-4880

contato@grupoconjel.com.br

Rua 990 nº161, Centro
Balneário Camboriú - SC