Quando se fala em comunicação interpessoal o
feedback é um conceito consagrado, é claro que é importante para a motivação e eficiência de uma pessoa que ela receba informações sobre o seu desempenho e atuação. O que não é tão simples assim é saber como fazer isso, porque na prática essa poderosa ferramenta infelizmente ainda é encarada como bronca e puxão de orelha.
É comum este retorno ser visto como o anuncio de que você tá pela “bola oito” e que da próxima vez não vai ter aviso. Isso acontece porque muitos líderes e gestores deixam pequenos vícios e erros serem repetidos continuamente, para só quando a situação se tornar insustentável conversar com o colaborador.
Abordagens equivocadas e a ausência é que fazem a mensagem se transformar em um monstro. O que deve ser visto como uma oportunidade de mudar para melhor e recebido como uma atitude positiva por parte do líder, pode deixar todos desconfortáveis. Além do que, muitas vezes nós aprendemos a esconder os erros, como aborda esse texto sobre não conformidades.
Para entender qual é a melhor forma de dar o
feedback, nós conversamos com o especialista em gestão de pessoas do Grupo Conjel, Alessandro Molleri, que explica a técnica de maneira simples:
foto: flickr.com/dskley
Não se fala da pessoa, o foco é o comportamento
Isso é fundamental para atingir o objetivo do
feedback. Evite começar com frases como: “o que você fez” ou “a sua atitude”, entre outras afirmações que indicam que o problema é da pessoa e não do comportamento. Se você rotula a pessoa, já começa perdendo, acredita o especialista.
Trate por “este comportamento”, vincule a pessoa quando for positivo
Somente no momento do
feedback positivo a pessoa deve ser mencionada. É o elogio de quando o colaborador tem o comportamento esperado, o momento de celebrar a meta alcançada. É a hora de parabenizar coletivamente e dar o reconhecimento sincero pelo comportamento esperado.
Explique porque o comportamento é correto ou não
Justo, não? A pessoa tem que entender os motivos que fazem esse comportamento não estar de acordo com a empresa. Por isso é necessário discorrer sobre os efeitos negativos do mesmo.
Apresente qual seria o comportamento adequado
Comportamentos podem ser modificados e ajustados para conquista da evolução profissional. Então, o que deve ser feito para chegar até meta? Como se adota o comportamento adequado? É importante dar esse retorno.
Estabeleça um compromisso.
Ao final da conversa deve ser firmado um compromisso. Isto validará as atitudes que devem ser adotadas daquele momento em diante.
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