O futuro está na tecnologia

Novas Ideias

21/05/2015
 

Gerenciar a tecnologia da informação não é tarefa simples.


Há novidades no setor a todo instante e por isso as equipes precisam de atualização constante e as empresas estão cada vez mais dependentes da tecnologia, é o que confirma o especialista da computação, Sandro Benvenutti.

“A tecnologia está em quase tudo mesmo que não percebamos, facilita nossa vida em muitos aspectos. Não existe empresa moderna que consiga operar hoje sem o uso de um computador, um celular ou acesso a internet por exemplo, a tecnologia nos cerca de maneira indissociável e isso por consequência afeta as empresas”.

Devido a essa crescente demanda e mesmo em meio à crise a expectativa de crescimento do setor é positiva e ficará em torno de 20%, é o que aponta a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Também por isso, há uma constante busca por profissionais, um levantamento feito pela Acate indica a abertura de cerca de 1,5 mil vagas até o final desse ano em Santa Catarina. (Veja infográfico ao final do texto)

O setor conhecido como TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, possui algumas características bem específicas. Empresas do ramo tem um caráter inovador, com capacidade ímpar em agregar valor aos seus produtos, além da necessidade de mão de obra qualificada, geralmente graduados e pós graduados, segundo dados do Sebrae de Santa Catarina.

Para Sandro, que é diretor da Somadatta Informática Corporativa os desafios de uma empresa de TIC são grandes. Atualização constante e olhar apurado para as novas tecnologias e como o mercado reage a elas. Além é claro, da capacidade de atrair e manter os melhores profissionais “visando um atendimento diferenciado e de qualidade ao cliente”, explica o gestor.

 

Certo, e como fazer a gestão disso?


gestão de tecnologia da informação

 

Ter uma empresa de TIC exige habilidades específicas de gestão. Há mais de uma década nesse ramo, a Somadatta de Balneário Camboriú – litoral norte de Santa Catarina – atua dando suporte para empresas da região. Segundo a coordenadora de Helpdesk, Érica Milo Nardo, é preciso paciência e habilidade na gestão dos recursos humanos, a fim de não só “apagar incêndios, mas solucionar problemas”.

Um dos caminhos para atender a grande demanda de clientes e ter registros todas as solicitações abertas. Para isso, a empresa utiliza o software ERP chamado SankhyaW. Nele faz a abertura das ordens de serviços, onde registra a solicitação do cliente, o atendimento do técnico, a solução empregada e o retorno.

Esse registro é importante pois permite que a empresa tenha métricas para analisar seus resultados. Por exemplo, saber o tempo de espera dos chamados, os procedimentos mais solicitados, a produtividade dos técnicos, entre outros. Dessa forma, a empresa melhora processos, avalia serviços e até determina quais deles dão mais retorno financeiro, e quais profissionais estão comprometidos em cumprir suas metas.

 

Como garantir a fidelidade dos clientes


Para a analista de sistemas Érica Milo Nardo, o bom atendimento é primordial. Na Somadatta o cliente liga e o técnico faz um diagnóstico prévio que determina se o atendimento será via acesso remoto ou presencial. Também por isso a empresa mantêm duas equipes, uma interna e outra externa. São profissionais distintos, que atendem separadamente as demandas.

Para garantir clientes fixos, uma das estratégias é determinar preços diferenciados nos contratos mensais. Esses clientes têm preferência no atendimento, especialmente se o problema comprometer o funcionamento da empresa.

“Nessa semana um dos cliente teve problemas com servidor. Enviamos um técnico ao local que fez cópia dos arquivos e disponibilizou ao cliente para que sua empresa continuasse a funcionar. No entanto, o servidor veio para nosso laboratório, a fim de solucionar o problema”, exemplifica Nardo.

Além disso, o setor de TIC permite a oferta de uma diversidade de produtos e serviços, o que pode contribuir muito para um período de crise.  Essa é uma saída que o gestor Sandro Benvenutti encontrou para a Somadatta.

“Atingimos um grande número de áreas dentro da TI: suporte, venda de equipamentos, automação comercial, desenvolvimento WEB, sistema de segurança, entre outros.  Isso nos permite oferecer uma solução completa ao cliente e ampliar a relação de confiança mutua que temos, ou seja, conquistamos sua fidelidade”.

 

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