Você tem conteúdo para compartilhar?

Como se faz?

14/08/2014
A internet é um universo tão vasto de conhecimento que as vezes até acabamos engolidos por suas inúmeras possibilidades. Se por um lado ela compartilha tanta coisa interessante e diferente, por outra nos entope de informações pequenas e sem valor. Em meio ao caos a comunicação empresarial precisar descobrir o seu caminho.

Por isso, gestores de marketing tem abraçado o conceito de marketing de conteúdo. Nele, a proposta é que o expertise saia de dentro das empresas e seja lançado na web, para auxiliar os mais diferentes internautas, inclusive seu potencial público consumidor.

Pesquisas apontam que 61% dos consumidores afirmam ter um sentimento melhor com empresas que fornecem conteúdo personalizado, inclusive ficam propensos a comprar. Além disso, de cada 10 consumidores, 7 preferem aprender sobre a empresa por meio da leitura de artigos, em vez de um anúncio tradicional.

As estatísticas só jogam a favor, então é hora de analisar as inúmeras ferramentas do marketing de conteúdo, e criar um plano que permita a sua empresa tornar-se relevante na vida do consumidor. Nesse post falaremos exclusivamente do webinar:

O que são:

Funciona como uma conferência ou palestra online ao vivo.

Pra que:

É uma forma de promover um novo conteúdo, gerar interatividade e relacionamento.

Certo, mas será que isso é fácil de realizar?

É simples, exige apenas planejamento, aliás, como tudo quando falamos de gestão. Ah, e ao contrário do que você possa pensar, não custa caro!

Voltamos ao início do nosso post, a internet e o seus benefícios. Hoje, diversas ferramentas facilitam a realização de um webinar (no próximo post traremos uma lista delas). Basta você seguir alguns passos simples:

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Case: descomplicar é sempre melhor


Essa é a ideia da conferência online gratuita “O que é ISO 9001?”, promovida pela empresa  de software para gestão da qualidade, a Qualyteam. Eles entenderam que o público não compreende os conceitos básicos da normativa (nem nós aqui vamos ousar explicá-los!), e resolveram contribuir com seu conhecimento.

Para isso, promovem pela primeira vez um estilo de webinar aberto ao público. “Sempre fizemos conferências online para apresentar os nossos produtos sobre gestão da qualidade, agora experimentamos algo diferente, muito acima do funil de vendas”, explica o designer e responsável pelo evento, Felipe Vieira Setlik*.

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Com data marcada para amanhã, 15 de agosto, a conferência traz como palestrante Ivan Gonçalves, que é engenheiro e atua como auditor e consultor na gestão da qualidade.

Determinados os primeiros passos, a empresa passou cerca de 20 dias na parte de divulgação. Foram mais de 30 mil emails, enviados para sua lista de contatos, por meio de um sistema de email marketing. Publicações em suas redes sociais tiveram o alcance de 50 mil pessoas. Tudo isso resultou em 144 inscritos no webinar.

 

Se você for realmente relevante para o público, ele prestará atenção em você.



E a Qualyteam celebra seus números, afinal além de ser um tema de difícil compreensão, ele é voltado para um público bem específico. A empresa apostou nas orientações de especialistas, como a autora da frase acima, a renomada Martha Gabriel, ícone do marketing digital no Brasil e professora dos principais MBAs do setor.

 

Evento Presencial X Evento Online


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“Estamos num período de experimentação. Acredito que isso seja o mais importante. Não que o evento online seja mais positivo que um anúncio no Google ou um artigo num blog, mas trabalhar com todas as ferramentas disponíveis é o que estamos fazendo”, explica o designer da Qualyteam, Felipe.


Por se tratar de uma empresa de software, que atende clientes de todo o Brasil, Felipe acredita que os resultados do evento online são superiores ao presencial, realizado pela Qualyteam em 2012.


Mas nessa hora é bom avaliar o seu público. Se ele é mais local, você pode experimentar os eventos presenciais como forma de gerar relacionamento. Confira em nosso artigo os blogs que podem ajudar nessa hora.



A rede amiga


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Presencial ou virtual, a web é uma poderosa aliada. Para a conferência, a Qualyteam contratou uma plataforma pronta para eventos online. Além disso, a equipe selecionou um organizador para gerir o evento e também o palestrante capacitado (veja dicas importantes para a preparação de um palestrante nesse post).


Portanto, aproveite os benefício da internet e experimente utilizar o webinar como ferramenta para produção de conteúdo relevante. Mas lembre-se: “Marketing de conteúdo é um compromisso, não uma campanha” (Jon Buscall).

Na semana que vem,  falaremos das ferramentas disponíveis para webinar. Cadastre seu email e receba as novidades.

 

 

*Designer da Qualyteam desde 2010, trabalha para trazer novos contatos e para deixar o sistema mais simples de usar. É namorado da Chris e vem de bike todo dia.

 

Fontes:

www.marketingtechblog.com

www.customcontentcouncil.com

 
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