Aprendendo com os grandes nomes do empreendorismo nacional

Novas Ideias

31/07/2014
“Você sabe que deixa um legado, esse é o meu propósito para o turismo”, essa foi uma das revelações da primeira dama da hotelaria brasileira, Chieko Aoki. A pequena brasileira, de traços japonesas abriu o encontro da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), com uma palestra marcada por suas opiniões fortes e ao mesmo tempo acolhedoras.

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Chieko Aoki - Foto:João Souza / Divulgação



Com um auditório lotado, no Hotel Sibara Flat e Convenções, em Balneário Camboriú (SC), a noite de 24 de julho contou ainda com a apresentação da novo logamarca da Acibalc, elaborada pela Agência Inteligência Marketing. Além do lançamento da primeira etapa do portal da Acibalc, sob a responsabilidade da equipe + Comunicação da Empresa Somadatta.

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Consultor de Marketing da Somadatta + Comunicação, Leonardo Stuepp - Foto: Acibalc /Divulgação



Na sequência, Chieko contou um pouco de sua experiência ao criar a rede de Hotéis Blue Tree Hotels, que tem no acolhimento personalizado sua marca registrada. “É preciso ler as pessoas com a alma, nada se constrói sem as pessoas, a questão é ter alma em tudo que se faz”, enfatizou a palestrante.

Chieko é considerada a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil, segundo a Revista Americana Forbes. Ao contar a sua história ela revelou dicas importantes que traduzam seu estilo de gestão:

“Oportunidade existe em qualquer lugar e a todo momento”


“Não temos que mostrar, temos que fazer”


“Eu gosto de desafio, não gosto de vida morna”


“É preciso estar sempre em movimento, se arriscar, um risco sempre calculado”


“É essencial ser diferente”


“Intuição vem da experiência”


“A identidade da organização tem que estar no coração, para isso precisamos praticar todos os dias”


“É preciso disciplina para alcançar resultados, é muito mais fácil ensinar as pessoas a serem disciplinadas do que criar um monte de regras”


“Gerenciamento e cultura da disciplina, nada de jeitinho brasileiro, planeje para cumprir metas e prazos, pois justificativa é sinal de fraqueza”


“Vivemos hoje a ditadura do cliente”


“Faça inovação, mas faça inovação útil para as pessoas”


“Conhecimento a gente não segura, mas isso não nós impede de compartilhá-lo”


Dicas valiosas de quem sabe fazer gestão

“Tem espaço para ter sucesso na internet, mesmo com 150 mil sites surgindo a cada dia”, é o que afirma o presidente do grupo RIC Santa Catarina, Marcello Petrelli. Ele abriu os seminários do Encontro da Acibalc, na sexta-feira, 25 de julho. Falou sobre o cenário da comunicação na região e como aproveitar os novos meios.

Petrelli ainda explicou que para se ter sucesso na web é preciso conhecer o que está sendo feito, ter a clareza do que se deseja e procurar ferramentas para ser diferente. “Mas para isso é preciso ter estrutura, uma boa gestão exige processos, procedimento, controle e orçamento, com isso é possível realizar um bom planejamento”, explica.

Outra atração do evento foi o diretor nacional de vendas da Sankhya, Weldem Vieira. O sorriso fácil e o forte sotaque mineiro chamaram a atenção, mas em meio a uma palestra franca e engraçada, o palestrante trouxe dicas valiosas para as equipes de vendas.

 

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Weldem Vieira - Foto: divulgação.


“Vendedor tem que ter atitude, ser diferenciado, precisa ter disciplina, chegar todo dia e conferir seu funil de vendas”, enfatizou o palestrante. Para ele a arte de vender compete a todos da empresa, não está isolada no comercial e exige a formação de especialistas que conheçam profundamente o produto que oferecem.


E para o encerramento do evento, o samba entrou na “avenida” com a presença da presidente da escola de samba Mocidade Alegre, Solange Cruz Bichara. Ela lidera desde 2003 uma das principais agremiações de São Paulo, é já contabiliza cinco títulos de carnaval.

De alegria contagiante e falar animado, Solange contou sua trajetória na escola. Uma de suas principais características é a valorização dos sambistas, com trabalho constante de motivação. São mais de 3,5 mil integrantes da Mocidade Alegre, que trabalha com orçamentos de 4 a 5 milhões.

Gerenciar tudo isso e se manter sempre no topo é um dos desafios da presidente  que executou diversas funções na escola, como passista, diretora de eventos, locutora oficial até chegar na presidência. Sua frase celebre, repetida também para os empresários da Acibalc, denunciam bem o seu estilo arrojado e brigador: “A vitória vem da luta, a luta vem da força, e a força da união”.
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