Ser empreendedor e ser administrador são coisas diferentes!

Todo tipo de negócio precisa do trabalho de um especialista em administração para crescer com qualidade.

Como se faz?

11/09/2015
 

Você tem um talento e estudou para fazer o seu trabalho. Seja para ser um ótimo médico, um cozinheiro fantástico ou qualquer outro profissional especialista em determinada área. Então, na hora de abrir uma empresa, por que não manter o seu foco, investir o seu tempo na sua especialidade e contar com o apoio de um administrador?

Existe um profissional ideal para ajudar o seu sonho a se tornar realidade. A profissão de administrador é regulamentada pela Lei Federal 4.769/65, que dispõe sobre o exercício da profissão que é privativo dos bacharéis em administração pública ou de empresas.

Títulos à parte, a pessoa que se especializou nesta área está preparada para organizar os processos da empresa e tem o conhecimento necessário para tomar decisões com base em dados importantes do negócio, entre eles os fornecidos pela contabilidade, além de ser o profissional indicado para conduzir o planejamento estratégico (saiba mais).

Pode não parecer uma prioridade, mas quantas vezes você já viu uma pessoa talentosa e dedicada fracassar quando abre um negócio próprio? Principalmente por ter tido problemas administrativos. Ela tem alta competência técnica, um bom produto ou serviço, atende com qualidade e mesmo assim não consegue manter o negócio rentável.

Sim, sabemos que é difícil para quem está começando ter um funcionário exclusivo no administrativo, mas não considerar esta contratação pode ser um erro. É compreensível e louvável que as pessoas tenham vontade de empreender e coragem para ir atrás dos seus sonhos mesmo com dificuldades. Mas aqueles que se atentam à necessidade de contar com um profissional de administração e colocam essa contratação na lista de conquistas futuras, tem muito mais chance de continuar a crescer de forma sustentável.

Não dá para se manter competitivo e tomar todas as decisões com base no empirismo quando se tem uma extensa carteira de clientes e o número de colaboradores já é maior do que de um time de futebol. Uma empresa que avança e sua administração opera sem nenhum fundamento técnico, só engrossa o caldo dos negócios em expansão que fecham as portas e os empresários saem no prejuízo. Afinal, quanto mais alto, maior é o tombo e não algo fácil abrir uma empresa no Brasil.

E é assim em todas as áreas, mesmos para os órgãos públicos e organizações governamentais. Se na sua situação atual é completamente inviável manter um administrador na empresa, existe a opção de contratar uma consultoria ou investir no seu conhecimento e começar a estudar, que foi o que fez a empreendedora Paula Arruda da empresa Novitá (veja aqui o case). O que não pode acontecer é continuar tudo no improviso, sem levar em conta que administração é uma ciência.
Compartilhe:

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...
Redes Sociais
Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Grupo Conjel.

Contato

(47) 3261-4880

contato@grupoconjel.com.br

Rua 990 nº161, Centro
Balneário Camboriú - SC