Modelo Caórdico: Será esse o caminho para sucesso?

Novas Ideias

19/02/2015
 

A palavra “caórdico” vem de caos+ordem , uma combinação desses estados opostos que age em um único sistema.  Parece um conceito para a velha “bagunça organizada” que uma pessoa mantém ou pode ser resultado da força desses opostos que atuam para uma transformação.  Para os amantes do rock nacional logo lembra um clássico dos anos 90 que diz “Que eu me organizando posso desorganizar / Que eu desorganizando posso me organizar".

Não sei se Dee Hock, fundador e primeiro CEO da Visa Internacional, ouviu essa música do Chico Science e Nação Zumbi de 1994 (óbvio que não), mas os versos vão de encontro ao modelo que ele batizou e descreveu em 1999 no livro “O Nascimento da Era Caórdica”.

 

Caórdico? Era caórdica?


Caórdico adj [port: caos + ordem]

  1. Comportamento de qualquer organismo, organização ou sistema autogovernado que combine harmoniosamente características de ordem e caos.

  2. Disposto de maneira a não ser dominado nem pelo caos nem pela ordem.

  3. Característica dos principais organizadores fundamentais da evolução e da natureza.


O modelo caórdico é representado de maneira simples na ilustração da CoCriar que é a imagem de destaque deste post. Onde:

Chamos: O extremo do agressivo do caos, dominado pelo ambiente destrutivo e o desmantelamento das estruturas e da organização.

Caos: O espaço criativo da incerteza, onde acontecimentos espontâneos, o improviso e o imprevisível ocorrem. Excelente lugar para o surgimento do novo. Porém, a falta de pragmatismo impede que haja continuidade e concretização de ações e planos, torna difícil a estabilidade de formas.

Ordem: O espaço regular da previsibilidade, onde os padrões se repetem. Ótimo para ações práticas, mas o excesso de rigidez pode podar a imaginação e impedir a fertilidade.

Controle: O extremo dominador da ordem, no qual a imposição forçada de conceitos e vontades pré-determinadas paralisa toda a inovação. O espaço mecanizado resultante sufoca a vida. O controle é o paradigma dominante na sociedade atual.

O apego à ordem tende a criar um sistema viciado e automático, no qual as pessoas não sabem mais o porquê de terem de fazer determinados processos ou o motivo de certos limites.  Não existe espaço para questionamentos e dúvidas. É como justificar algo dizendo “é assim porque isso é o certo”, sem pensar que “certo” é algo que depende de pontos de vista e de situação. Agir sem levar em conta o volúvel e ser tornar inflexível baseado em verdades absolutas. Ou seja, sem ter abertura para mudanças, novas atitudes e liberdade para agir e criar.

28_0_gr

Como alguém pode se sentir motivado a inovar preso na ordem?

Como uma pessoa pode ter o genuíno sentimento de pertencimento se é “programada” a fazer tarefas que não sabe porquê são importantes?

Mas também vale pensar:

Como alguém pode ser produtivo em meio à bagunça e a total falta de disciplina?

Manter a ordem que é produtiva e dar abertura para o caos pode ser como permitir que os ideais e propósitos sejam o estímulo para agir, criar e ter comprometimento. A vontade de fazer motiva a organização para ter como fazer. Em uma estrutura mais horizontal há mais liberdade de atuação e colaboração dos participantes, o que possibilita o crescimento.

 

Por que empresas caórdicas?


No mundo empresarial o temor daquilo que não se pode controlar ainda marca presença. Porém a colaboração é orgânica e incontrolável. Tal receio vem do fato de não entenderem que a colaboração é uma ação “caórdica” e descentralizada, e por isso mesmo, genial e inovadora. Siga o “mestre da era caórdica”:

 
"Na Era Caórdica, vai ser muito mais importante ter clareza de propósito e princípios sólidos que permitam o rápido cumprimento de objetivos específicos em curto prazo, do que um plano em longo prazo com objetivos fixos. Planos assim geralmente levam a tentativas fúteis de controlar os acontecimentos para que se encaixem no plano e não ao esforço para compreendê-los, avançando-se assim na direção desejada.

Numa época de mudanças rápidas e radicais, os planos em longo prazo são formulados em termos tão gerais que exigem interpretações intermináveis. Neste caso, o plano deixa de existir ou fica tão rígido que anula o pensamento, obscurece a visão e silencia a defesa de pontos de vista opostos.”

Dee Hock

 

Empresas caórdicas no mundo


 

download

Num "mundo plano", o trabalho dirige-se para onde possa ser executado de maneira eficiente, a um custo que o torne lucrativo. É o que faz a IBM. Atuando em mais de 170 países, é uma empresa integrada globalmente: em vez de replicar a matriz nas subsidiárias, cada uma se dedica ao que faz de melhor. As operações financeiras globais ficam no Brasil.

 

logobig

O sistema de código aberto Linux permite criar redes de colaboradores de maneira transparente. Com ele, pode-se copiar, aperfeiçoar ou corrigir um programa, independentemente de qualquer coordenação central. Sistemas como esse evoluem mais rapidamente do que os fechados, sob controle de uma empresa centralizadora.

 

 

Fonte:

Nascimento da Era Caórdica, Dee Hock, disponível no Google Livros

Caos+Ordem, Época Negócios

Modelo Caórdico, CoCriar

 

 
Compartilhe:

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...
Redes Sociais
Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Grupo Conjel.

Contato

(47) 3261-4880

contato@grupoconjel.com.br

Rua 990 nº161, Centro
Balneário Camboriú - SC