Armazém do Colono: realização por meio de alimentos saudáveis

Todo mundo faz gestão

27/03/2015
 

Em uma cidade a mil por hora, trânsito, semáforo, filas, 8 horas de trabalho e a costumeira passadinha diária no supermercado para comprar o que está faltando na despensa de casa. Você entra e “aperta play”, já está no automático. Pega a cestinha, primeiro o corredor da direita. Não tem para quem perguntar sobre o produto que, aliás, já está no pacotinho.

Lembra a batida história do leite que vem da caixinha, a gente nem imagina de onde vem e como são feitos boa parte dos alimentos que consumimos. O único cumprimento necessário é para a moça do caixa, que pode ser a mesma há anos, mas você nem imagina o nome. Se identificou?

É como a maioria das pessoas vive atualmente, além de que representa um aspecto importante da nossa relação com a comida nos dias de hoje. Quantos dos seus amigos almoçam em casa? Poucos, não é mesmo? É nesse cenário que se encontra o Armazém do Colono, praticamente um refúgio para quem busca alimentos naturais e saudáveis em Balneário Camboriú. Não é self service e tem a simpatia e a atmosfera das vendinhas de outrora.

 

Empreendedor Enir Faquetti.

Empreendedor Enir Faquetti.



O despertar dessa ideia


O empreendedor Enir Faquetti conta que tudo começou no final dos anos 80, com uma mercearia próxima ao hospital da cidade, onde se vendia os produtos tradicionais de mercado, esses industrializados e também bebida alcoólica.

A transformação desse cenário aconteceu a partir de uma decisão pessoal, ele começou a ter mais cuidado com a saúde e isso implicou grandes mudanças em sua alimentação. Foi quando Enir percebeu resultados significativos em sua qualidade de vida e a reflexão sobre o que era oferecido em seu negócio se tornou inevitável. Por que não oferecer apenas alimentos naturais e saudáveis no próprio comércio?

Assim nasceu o Armazém do Colono, no ano de 1992, em novo endereço e com uma proposta ligada a origem rural e camponesa do empreendedor, o resgate da simplicidade e da beleza dos antigos armazéns. O começo foi cheio de desafios, apenas a esposa e as filhas ajudavam nos serviços da empresa que hoje conta com 14 colaboradores.

 

Foco em oferecer algo de valor para as pessoas


Além do objetivo de manter a atmosfera do local, os produtos são vendidos a granel. Uma opção mais trabalhosa, mas que garante ao cliente liberdade na compra. “Vender a granel não é fácil, mas por outro lado compensa. Você consegue atender a pessoa que recebe um salário mínimo e a pessoa que tem grande poder aquisitivo. Isso para nós é fundamental. Hoje a pessoa entra na loja com pouco dinheiro, com dez reais ela consegue comprar castanha e arroz integral, por exemplo”, explica Enir.

O propósito da empresa está evidente em diversas ações, como a Feira Orgânica, organizada todas as quartas-feiras no espaço, uma parceria com associações que fazem parte do projeto de economia solidária do Governo Federal. E a Feira de Hortas Orgânicas de Balneário Camboriú, que acontece todo sábado em parceria com a Associação Quilombola do Morro do Boi, uma organização dos descendentes de escravos negros da região.

10270559_487871477979425_5629714103334830156_n

 

Pense globalmente, aja localmente


O case do Armazém do Colono é inspirador pela abordagem empreendedora com o olhar para o coletivo. Um negócio pensado para o serviço do empresário, mas também com humanidade e consciência. Um exemplo de que o trabalho tem um sentido muito maior.

Se você pretende abrir um negócio e ainda não sabe exatamente o que fazer, esse é um bom caminho: olhar para dentro, considerar as suas experiências e escolhas, pensar no que você quer/tem de positivo para oferecer ao mundo. Afinal, como diz pai do marketing Philip Kotler, "as empresas precisam ter uma missão de transformação".

 
Compartilhe:

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...
Redes Sociais
Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Grupo Conjel.

Contato

(47) 3261-4880

contato@grupoconjel.com.br

Rua 990 nº161, Centro
Balneário Camboriú - SC