Abertura da Copa: eventos podem ser estratégicos para comunicação

Estratégias

12/06/2014
 

 

A imagem que se constrói de uma marca, e consequentemente de uma empresa, decorre das impressões positivas, neutras ou negativas que cada um dos públicos desenvolve a partir de seus contatos com ela. Assim, um atendimento mal feito ou uma comunicação errada se tornam determinantes para estabelecer a relação “cliente X marca”.

Essa é a nova modalidade de relacionamento, ou seja, o cliente deseja ter uma experiência com a marca. Nesse sentido, os eventos são percebidos como grandes oportunidades de promoção publicitária, uma vez que permitem  uma proximidade maior com o cliente.
O professor universitário e economista Luiz Carlos Zanella, tem várias obras no setor de turismo e eventos, e explica que  “como instrumento de marketing, o evento desperta e estimula os  sentimentos do coração, da mente e do apetite: o coração ativa o desejo de participar e viver  acontecimentos importantes e expressivos, conhecer pessoas e lugares (...)

Nessa quinta-feira (12), o Brasil acompanha a abertura de um dos maiores eventos esportivos, que é a Copa do Mundo. Sabemos que culturalmente o futebol é o esporte preferido dos brasileiros. Mas vamos analisar a lógica do evento de abertura que deve ocorrer nas próximas horas.

Não será algo muito extenso, menos de uma hora. Mas envolve ações muito além de uma partida de futebol. Cantores famosos se apresentamo com uma música especialmente produzida para a Copa. Todas essas ações tem a grande intenção de gerar emoção em seu público alvo. A ideia de realizar um evento de abertura é despertar sentimentos e se relacionar.

Vamos trazer essa ideia para o mundo corporativo. Pensar em como os eventos podem se tornar uma grande oportunidade de promoção da empresa. Esse potencial tem sido visto com bom olhos, especialmente no mundo dos negócios.

evento_da_copa_em _ florianopolis

Evento Workshop da Fifa em Florianópolis.



Para se ter uma ideia, em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Os dados do ICCA - Internacional Congress and Convention Association, colocam o Brasil entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, liderado pelos Estados Unidos.

No mesmo ranking, a capital catarinense ocupa a quarta posição no Brasil, como a cidade que mais recebe eventos internacionais. Florianópolis perde apenas para Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu (PR).

Tudo isso demonstra a importância dos eventos como estratégias de comunicação e fixação de marca. Num mercado cada vez mais competitivo, é hora de realmente refletir como fazer para o consumidor experimentar o seu produto ou serviço. Para isso, que tal promover um evento como “test drive”?

 

 

Fonte: Dados estatísticos do site www.abeoc.org.br 
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