Finanças pessoais: Como registrar as despesas?

Como se faz?

27/01/2015
 

Decidiu cuidar das suas finanças? Ok, agora é hora de registrar tudo o que entra e tudo que sai da sua conta. Pode ser chato ter que anotar todos os gastos, demanda disciplina e tudo mais, só que é a única maneira de ter o controle sobre o seu dinheiro é fazer esse registro. Saiba mais sobre o assunto (aqui).

Relacionamos algumas ferramentas para te ajudar nessa rotina.

 

No smartphone


3 aplicativos para registrar despesas.

 

Finanças Pessoais (Android)


 

financas-pessoais-grupo-conjel-ferramentas

 

Com esse aplicativo é possível registrar todos os gastos diários, contas a pagar e vários outros itens por categorias, como alimentação e transporte.

Além disso, o usuário pode criar relatórios e controlar até mesmo as faturas de cartão de crédito. Com isso, ele permite a criação de calendários com previsão de gastos e oferece ferramentas de importação e exportação de dados.

Tem a opção free que é limitada e a premium com todas as funcionalidades do aplicativo.

 

Wally+ (Android ou iOS)


 

veja-as-estatisticas-dos-seus-gastos

 

Além de controlar o fluxo de caixa, o usuário pode ver quanto gasta em cada categoria, com que pessoas esteve e, ainda, estabelecer metas de economia. Segundo a página do produto na loja do apps, o aplicativo “trata as despesas como experiências”.

Na avaliação do Techtudo, ele teve nota 9,0. E foi destaque por apresentar características inovadoras para os apps do gênero, por ter recursos que proporcionam uma visão diferenciada na análise das finanças pessoais.

 

Moni (iOS)


 

moni

 

Esse é para quem quer manter um registro de forma simples.

Para usar o aplicativo, basta informar a quantia total que você tem de dinheiro e depois debitar os gastos. E para quem precisa de ajuda para não gastar demais, ele tem uma escala de cor para que a tabela entre em “alerta vermelho” quando as contas atingirem um saldo preocupante.

 

 

No computador


4 Planilhas para controle de gastos. Clique nos títulos para fazer download.

 

Planilha Beto Veiga


O consultor financeiro Beto Veiga é doutor em economia e autor do Finanças Desvendadas, que entre outros temas escreve sobre finanças pessoais e disponibilizou uma planilha muito intuitiva. Com abas mensais e detalhamento das despesas, que são divididas em diversos grupos, que incluem até gastos com pet shop, tarifas bancárias e presentes.

 

Planilha do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)


Boa opção para que tem pouca experiência em orçamento pessoal. Ela traz instruções de uso e definições de termos financeiros, como: receita líquida, despesas fixas e variáveis. E vem também com uma planilha para o usuário analisar se está gastando mais do que o esperado.

 

Planilha da Revista INFO EXAME


Dedicada ao controle diário de pequenas despesas, essa é uma planilha prática e simples de atualizar. Com ela é possível fazer um diário de consumo e ter controle sobre pequenas despesas que podem passar despercebidas e comprometer o orçamento mensal. Ela é formada por planilhas semanais e uma quinta planilha consolida os dados das outras. O gráfico gerado em outra planilha ajuda a visualizar a participação de cada item na despesa geral.

 

 

Dicas


Thais Godinho é publicitária, especialista em GTD (Getting Things Done, de David Allen) e autora do “Vida Organizada”, um blog incrível onde compartilha os seus conhecimentos e experiências sobre organização. Inclusive, te dá dicas de como economizar 10% do seu salário todo mês e outras dicas de finanças pessoais, inclusive um modelo de planilha para controle de contas.

 

Agora é só começar! Escolha a ferramenta que preferir e tome conta da sua vida financeira.

 
Compartilhe:

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...
Redes Sociais
Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Grupo Conjel.

Contato

(47) 3261-4880

contato@grupoconjel.com.br

Rua 990 nº161, Centro
Balneário Camboriú - SC