Planejamento Estratégico: é hora de analisar todos os ambientes

Como se faz?

27/11/2014
Agora que você já sabe por que a sua empresa existe – MISSÃO – e também para onde vai  – VISÃO  –, é hora de analisar o mundo ao seu redor.  (Se ainda não sabe, clique aqui e veja como dar o primeiro passo no Planejamento Estratégico - PE)

Nessa próxima etapa do PE é preciso “sair da caixa”, pois a análise do ambiente externo e interno exigem um olhar apurado, questionador e realista de si e do mercado.

Então vamos lá, entender primeiro o que é um ambiente externo e o que um ambiente interno.

Ambiente externo é tudo aquilo que foge ao controle da organização, mas que podem influenciar direta ou indiretamente a empresa. A mudança de uma legislação, a alta nos preços de uma matéria prima, ou o lançamento de um produto concorrente mais forte, são alguns exemplos.

Já o ambiente interno diz respeito aquilo que temos o domínio dentro da empresa, como a qualidade do produto ou do serviço oferecido. A forma de entrega da mercadoria e até o preço a ser cobrado.

 

Beleza, legal, mas é daí?


Toda essa historinha de externo e interno é chamada de análise da organização e contribui para definição dos objetivos e metas.  Por que afinal, a globalização não é somente um “blá blá blá” de turma e professores universitários. Ela é real, interfere na loja da esquina da minha casa, que alugava fita VHS, foi engolida pela tecnologia dos DVD’s, que agora tá sendo esquecida pela virtualidade dos filmes online.

Ou seja, a palavra de ordem é inovação. Estar atento ao que se passa dentro da empresa e acompanhar as tendência de mercado, esses são os grandes objetivos da análise de ambiente, que tem a missão de contribuir para a competitividade da empresa.

 

A “SWOT” vem ai!


Não confunda, a gente não tá falando da S.W.A.T , aquela polícia americana que nos filmes entram para evitar que os terroristas explodam bombas. Mas tratamos da ferramenta SWOT, que foi popularizada ainda na década de 1960 e que ainda hoje é vista como essencial no Planejamento Estratégico

analise-swot-e-nao-swat

A análise SWOT permite identificar as forças e fraquezas dentro da empresa, além das oportunidades e ameaças do mercado. Assim, sugerimos um breve guia para que você e sua equipe consigam desenrolar mais esse nó do PE.

 

Mas atenção!


Muitas coisas que são forças também podem ser fraquezas. Por exemplo, se você iniciou o ano numa ampla sala com bom espaço físico, no decorrer do ano expandiu os negócios e contratou novos funcionários. Ai a coisa apertou, por que o espaço físico que era um ponto forte pode se tornar um ponto fraco.

O mesmo vale para oportunidades e ameaças. As novas tecnologias trouxeram grandes possibilidades de novos negócios, mas se você utilizar de maneira errada podem se tornar então uma ameaça.

Por isso, ao responder as perguntas vá classificando entre portos fortes e fracos, ameaças e oportunidades:

 

Ambiente Interno


Pontos Fortes x Pontos Fracos
O que a minha empresa faz melhor que os concorrentes?

Quais os conhecimentos que tenho acerca do meu negócio?

Por qual aspecto positivo sou reconhecido?

O que me tornar diferente dos demais, meu produto/serviço, meu atendimento?

A estrutura física comporta meu negócio?

Qual o conhecimento técnico que possuo?

Qual a qualidade do meu produto/serviço?

A empresa é reconhecida no mercado (local ou nacional)?

Como é a minha gestão, sei separar o dinheiro da empresa do meu pessoal?

Os processos são organizados na minha empresa (sei o início e fim de uma venda)?

Tenho área comercial organizada?

Possuo um organograma com funções detalhadas para cada um?

O que o meu concorrente fez de diferente?

 

Ambiente Externo


Oportunidades x Desafios
Houve mudanças no mercado, entrada de novos produtos, aumento de preço?

Surgiram novos mercados, como tenho me adaptado a eles?

Surgimento de novas tecnologias afetam meu negócio?

Surgiram novas linhas de créditos para o meu negócio?

A localização geográfica do meu negócio ajuda?

Como encaro o sistema tributário?

Como tem sido a busca por mão de obra?

 

Fique atento, pois em breve partiremos para o 3° passo do Planejamento Estratégico.  Além disso, é bom lembrar que se você já fez o seu PE é importante avaliar tudo novamente, afinal como nos lembra Luis Fernando Veríssimo “Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas ...”

 
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Comentários

[…] e oferecer tudo para todos é desperdício de tempo e dinheiro, além do que, pode constar na sua Análise Swot como um ponto fraco da sua […]

[…] Para fazer uma boa análise é preciso entender o seguinte: ela não é uma comparação de produtos. É obvio que o tipo de produto ou serviço sua e do seu concorrente serão comparadas, mas isso não é tudo. É preciso ver além, para perceber as forças e fraquezas dos seus “adversários” , já que a essa altura do seu PE você já deve ter realizado a Análise SWOT da sua empresa (para saber mais clique aqui). […]

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