Onde você quer chegar com o seu negócio? Essa é a grande pergunta que acredito que você já tenha respondido quando definiu as diretrizes estratégicas lá no início de nossa série sobre Planejamento Estratégico (
se ainda não, volte lá e veja como fazer).
Espero que tenha coragem para assumir os seus pontos fracos e também visão para enxergar as suas forças, pois somente assim é possível dar mais esse passo no seu PE 2015. Além disso, é essencial saber as
oportunidade e também os desafios do mercado e quem são os seus
concorrentes mais diretos.
Agora com tanta informação em mãos e sua
análise SWOT palpitando para ser utilizada, é hora de definir objetivos, metas e estratégias. Só assim você atingirá a sua visão e também cumprirá com sua missão.
Vamos nessa!
Foto: flickr.com/tableatny
Cada macaco no seu galho
Antes de mais nada é bom ter claro o que é um objetivo, uma meta e uma estratégia.
OBJETIVO é algo amplo, que a empresa como um todo vai trabalhar para atingir. Eles precisam ser realistas e nascem em geral de uma boa análise de SWOT. O objetivo seria como conquistar o primeiro lugar em uma maratona.
Porém, são as
METAS que determinam em quanto tempo pretende-se cruzar a linha de chegada. Ou seja, se eu vou levar uma duas ou três horas para terminar os quilômetros definidos na competição. Assim, termos quantitativos como o tempo, as quantidades ou valores são definidos nas metas.
Mas para atingir a meta de tantos quilômetros por hora em sua maratona, é essencial fazer duas paradas para tomar água, reidratar. Agora já se trata da
ESTRATÉGIA. Ela diz quais ações são necessárias para atingir a meta e assim contribuir para o grande objetivo da organização de subir ao pódio na maratona louca chamada mercado.
E ai entendeu?
Objetivo é algo comum a todos na empresa, algo maior e realista. Metas são normalmente determinada por áreas, setores ou equipes e são sempre mensuráveis. Já as estratégias vão me dizer como atingir as metas, quais rotas preciso seguir para conduzir minha empresa ao topo do pódio.
* Ken Blanchard é um autor americano e especialista em gestão. Seu livro, The One Minute Manager, (com o co-autor Spencer Johnson) vendeu mais de 13 milhões de cópias e foi traduzido pra 37 idiomas. Ele foi co-autor de mais de 30 best-sellers. Blanchard e sua esposa são fundadores da Ken Blanchard Companies, uma firma internacional de treinamento gerencial e consultoria, criada em 1979 na California.
Deixe seu comentário