Concorrentes: fique de olho para não ser supreendido

Estratégias

11/12/2014
O conselho acima é de um dos maiores especialistas em tecnologia e marketing do mundo, Guy Kawasaki. O conselheiro da Apple acredita que é essencial saber como agem os concorrentes, a fim de garantir a competitividade no mercado.

Essa análise da concorrência é uma das etapas do Planejamento Estratégico e dá sequência a nossa série de postagens sobre esse assunto, que teve início com o texto que você pode ler aqui.

Para fazer uma boa análise é preciso entender o seguinte: ela não é uma comparação de produtos. É obvio que o tipo de produto ou serviço sua e do seu concorrente serão comparadas, mas isso não é tudo. É preciso ver além, para perceber as forças e fraquezas dos seus "adversários" , já que a essa altura do seu PE você já deve ter realizado a Análise SWOT da sua empresa (para saber mais clique aqui).

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Se por acaso você não tem condições de contratar uma empresa de pesquisas para realizar essa análise de concorrente, então que tal colocar a mão na massa? Um pouco de dedicação e força de vontade podem lhe render algumas informações importantes para condução dos seus negócios.

É bom destacar que o blog “Todo Mundo Faz Gestão” acredita, confia e sabe da importância das empresas de pesquisa. Entendemos que esse é um trabalho que exige muito tempo e conhecimento. Mas, também é real que na maioria das vezes, as pequenas empresas e seus empreendedores não tem um capital para esse tipo de investimento, sugerimos que encarem mais esse desafio.

Então vamos lá.

 

Quem são seus concorrentes?


Primeiro passo para realizar essa pesquisa é definir quem são os seus concorrentes. Comece pelos mais diretos, que comercializam a mesma coisa, numa região próxima à do seu negócio. Para ser considerado um concorrente direto é preciso que o produto ou serviço atenda as mesmas necessidades dos clientes que você atende.

Se houver muitos concorrentes, escolha os mais relevantes e que impactem diretamente seu negócio. Mas se por acaso na sua região de atuação a concorrência for baixa, vá além. Procure em seu estado ou no país, empresas que beneficiem os seus clientes exatamente como você, as vezes elas podem lhe trazer ideias e o melhor, podem ser monitoradas pela web.

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Qual a sua intenção com a pesquisa?


Tá legal, você quer saber os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Mas e daí? Tente fugir dos “achismos”, defina objetivos para sua pesquisa. Saber qual o produto tem o menor valor, quem oferece a maior gama de serviços, ou mesmo os benefícios diferentes oferecidos no mercado. Enfim, se você tem ideia das forças e fraquezas do seu negócio utilize para determinar o que gostaria de saber do seu concorrente.

 

Monte uma planilha


É, não tem como fugir delas. Para analisar adequadamente os dados da pesquisa eles precisam ser tabulados, assim monte uma sequência para inserir o conteúdo coletado.

O ideal é que traga informações básicas como nome da empresa, localização, descrição do concorrente, produtos e serviços que oferta, seu propósito e funcionalidades. É claro, se conseguir os preços aplicados no mercado melhor ainda.

Procure observar as forças notáveis do seus concorrentes, que podem ser diferenciais. E também suas fraquezas, que tipo de reclamações são recorrentes. Perceba qual a estratégia que ele usa para conversar com os clientes: site, materiais impressos, patrocínio em eventos, onde a marca dele aparece.

Tente perceber o market share dele, ou seja, que parte do mercado que o produto ou serviço do seu concorrente afeta diretamente o público alvo do seu negócio. E, assim, tente calcular qual o risco de ameaça dele com relação a sua empresa. Quão ele pode interferir em seus negócios?

concorrentes

 

Mas como chegar ao concorrente?


Hoje com o avanço da web há muitas formas de monitorar seus concorrentes. Acompanhar o site e as redes sociais é um bom caminho. Você também pode procurar blogueiros ou sites de reclamações como o Reclame Aqui e verificar se há indícios negativos ou positivos.

Além disso, você pode atuar ou contratar um cliente oculto. Isso mesmo, alguém que vá até o espaço físico do seu concorrente e se passe por um potencial interessado no seu produto ou serviço. É bom ressaltar que esse é um método de pesquisa totalmente correto e muito comum. Afinal, você está em busca de informações públicas do seu concorrente.

 

Análise dos dados


Pronto! Tudo mapeado é hora de verificar que resultados a pesquisa trouxe para você. O que esses dados lhe dizem? Qual concorrente é a maior ameaça? Que diferenciais positivos e negativos eles tem com relação ao seu produto ou serviço?

Essas e outras perguntas se respondidas vão lhe dar um norte mais seguro para redirecionar os seus negócios. Lembre-se de manter esses dados arquivados. Se conseguir manter um monitoramento periódico, você vai perceber que pode evitar erros e direcionar sua energia para ações mais produtivas.

 

* Capitalista de risco do Vale do Silício, foi um dos funcionários da Apple responsáveis pelo início do marketing do computador Macintosh, em 1984. Hoje é Diretor Gerente da Garage Technology Ventures, uma empresa de capital de risco. Também reconhecido como famoso blogger http://blog.guykawasaki.com/
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