Mulheres empreendedoras: Elas são mais competitivas?

Novas Ideias

10/06/2014
 

Desde Darwing, surgiu a crença de que a mulheres são mais agressivas e rivais entre si. Até hoje tem gente que aposta nisso, mas será que as mulheres empreendedoras são assim?


 

Núcleo da Mulher Empreendedora

O Numea foi o primeiro núcleo da Acibalc (Associação Empresarial de Balnerário Camboríu e Camboriú). Fundado há 11 anos, ele tem como objetivo promover o empreendedorismo feminino.

O prazer das nucleadas de estarem juntas para apoiar umas as outras é visível. Nesse sentido elas iniciaram o Life Coach, um programa que trabalha a vida pessoal como caminho para qualidade de vida e equilíbrio profissional.

O programa de Life Coach é  voltado apenas para as nucleadas, sendo conduzido pela Master Coach, Janaina Paes de Farias. Ela também é membro do Numea e destaca o caráter colaborativo do núcleo, no qual cada mulher pode compartilhar seu conhecimento e talento, para que o grupo de mulheres empreendedoras evolua.

 

Como é esse Life Coach?

A cada quinzena, a reunião que dura cerca de 4 horas, traz um tema diferente. A intenção é trabalhar temas como saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional, família, recursos financeiros, entre outros assuntos.

“O grupo de capacitação propôs essa ação para que nós possamos saber dosar os inúmeros papéis que assumimos diariamente, como líderes, gestoras, mães, amigas”, explica a integrante do Numea e participante, Aline Michele Voigt, gestora da franquia Sankhya em Santa Catarina.

mulheres empreendedoras da acibalc

 

Porque vale a pena essa união

Para a relações públicas Kelly Piaceski o Numea influênciou diretamente seus negócios, ela que possui sua própria marca de moda feminina.

Conta que estava com dificuldades, pois trabalha diariamente sozinha e se relaciona apenas com as empresas que terceirizam parte de sua  produção e com seus quatro representantes de vendas. Além disso, nesse ano sua coleção de inverno havia atingido apenas 20% de sua meta de venda.

Há alguns meses ela começou a participar do Núcleo da Mulher, onde conseguiu expôr os seus problemas. As nucleadas deram apoio a Kelly e ainda sugeriram uma ação simples, “saia vendendo você mesma os seus produtos”. Com essa motivação, em 15 dias a empreendedora vendeu todas as 1300 peças do seu estoque de inverno.

Fantástico, não é?

E no mundo, como isso acontece?

 

No mundo: as mulheres e suas relações

womenwinwin.com - Esse é o endereço da primeira comunidade online para conectar as empreendedoras. Ao fazer parte dessa comunidade é possível encontra uma fonte inspiradora, um espaço para relacionamentos e novas oportunidades de negócio. A ideia é colocar a tecnologia a serviço das empreendedoras.

WIN-WIN (Women invest in Women) - criado pela fundação Calvert, é um projeto que permite mulheres investirem em outras mulheres empreendedoras por meio de cuidados de saúde, microfinanças e educação. Eles acreditam que mesmo com doações em valores baixos, tipo vinte dólares, a motivação social é suficiente para atrair um número significativo de pessoas.

No Quênia, a organização realizou  um projeto que ajuda a disponibilizar fogões ecoeficientes para comunidades rurais, isso reduz o risco de doenças e aumenta a produtividade de quem cozinha. Recentemente a organização ultrapassou 20 milhões dólares em empréstimos para organizações que capacitam mulheres, por meio de 800 investidores individuais e institucionais.

E eu, que estou sozinha aqui na minha cidade, onde encontro ajuda?

Recomendamos 5 endereços da web focados em mulheres empreendedoras

Encontramos iniciativas de mulheres para mulheres na internet e por isso listamos algumas delas. Acreditamos que é possível encontrar apoio e quem sabe abrir relacionamentos por meio desses sites.

Confira:

Empreendedorismo Rosa

Finanças Femininas

Jogo de Damas

Negócio de Mulher

Rede mulher empreendedora

 

E você ainda acha que mulheres tendem a serem rivais?

E esses são apenas alguns casos da mulherada que se ajuda no mundo dos negócios.

Quem faz gestão de verdade, sabe que contribuir e compartilhar é crescer;  ainda mais quando encontramos pessoas as quais nos identificamos.

Saia, procure, conecte-se com outras mulheres. Um mundo de oportunidades quer se abrir para você!

success

 
Compartilhe:

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...
Redes Sociais
Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Grupo Conjel.

Contato

(47) 3261-4880

contato@grupoconjel.com.br

Rua 990 nº161, Centro
Balneário Camboriú - SC